shopping-bag 0
Items : 0
Subtotal : 0.00
View Cart Check Out

A Nossa História

Resumo cronográfico

O Clube Desportivo das Aves é um clube de Futebol de Vila das Aves, fundado a 12 de novembro de 1930. Com uma denominação inicial de “Os Onze Vermelhos das Aves”, 2 anos posteriores da sua fundação, foi alterado para o Clube Desportivo das Aves, por sugestão governamental, pois existia um entendimento de conotação comunista. O Clube começou a afirmar-se com o tempo a nível concelhio, criando uma saudável rivalidade com o FC Tirsense e FC Famalicão.

     A sua 1ª participação no mais alto patamar do futebol português, aconteceu em 1985/86 sob o comando do Prof. Neca. Infelizmente foi uma passagem efémera, mas que curiosamente voltou a repetir em 2000/2001 e 2006/2007, ambas novamente com o Prof. Neca. Os interesses nomeadamente de natureza económica que, com o passar do tempo foram gravitando em torno do desporto de alto rendimento, aconselharam o regulador a criar novas formas jurídicas, colocando todos os participantes nessas competições no mesmo patamar, com obrigações e deveres análogos.

     Nesse propósito, o Decreto-Lei nº10/2003, de 25 de janeiro, vem impor a todos os clubes desportivos ou as suas equipas profissionais que participassem em competições desportivas de natureza profissional, que adotassem a forma de sociedade desportiva mais adequada (SAD ou SDUQ). Em 2015, fruto das necessidades financeiras de participação nos campeonatos profissionais, o CD Aves vê-se obrigado, para participar na 2ª Liga, a vender parte do seu capital (70%). No final dessa época desportiva, consegue uma nova subida ao escalão máximo. Na 4ª participação na 1ª Liga (época de 2017/18), consegue o seu maior êxito ao chegar pela 1ª vez à final da Taça de Portugal, vencendo o Sporting CP, no Estádio do Jamor, por 2-1. O que na altura parecia a única resposta possível para participar nos campeonatos profissionais, constatou-se, posteriormente, ser a solução menos adequada e inapropriada, fruto de uma gestão desequilibrada e deficiente, colocando em causa a continuidade do Clube fundador. Por incumprimento financeiro, o CD Aves SAD, viu-se relegado para o Campeonato Portugal na época 2020/21.

     No entanto, a falta de requisitos financeiros também nesta divisão, impossibilitou de participação e consequentemente a “extinção” do CD Aves SAD.

O clube fundador, apesar de nada ter a ver com a gestão da respetiva SAD, responde por “solidariedade”, e fica também ele impedido de inscrever os seus atletas (seniores e de formação) em qualquer competição. Em 2020 nasce assim um novo clube, com uma nova designação, Clube Desportivo das Aves 1930, para que, desta forma, se conseguisse concretizar a participação em diferentes competições. Este novo Clube surge da vontade dos adeptos e gentes de Vila das Aves em não deixar esmorecer a paixão que sentem por um emblema com mais de 90 anos de história.

A criação do novo clube permitiu que todas as equipas de futebol e futsal pudessem competir esta época, tendo em conta os regulamentos da Associação de Futebol (AF) do Porto, tal como a equipa de futebol sénior. Iniciamos esta época desportiva na esperança de retoma às competições com mais de de 90% dos atletas que transitaram do CD Aves. Atualmente tem uma equipa sénior de futebol a competir no Campeonato Distrital da 2ª Divisão da AFPorto, duas equipas por escalão no futebol de formação, num total de 180 jovens atletas divididos entre Sub21, Juniores, Juvenis, Iniciados, Infantis, Benjamins, Traquinas e Petizes, e ainda cerca de 110 atletas na modalidade de Futsal.

“Do Aves dos Nossos Avós, ao Aves dos Nossos Filhos!”

en_USEnglish